Patrono: Paulo Bauer



Nascido em 21 de janeiro de 1910, em Itajaí. Filho de Jacob Bauer e Ana Schanaeffer Bauer. Seu pai um destacado comerciante e industrial em Itajaí; assim como seu avô João Bauer. Os primeiros estudos iniciou-se em sua terra natal, no Colégio São José,continuando-os após a transferência da família para Brusque, no Grupo Escolar Feliciano Pires. Os estudos secundários foram feitos no Colégio Catarinense em Florianópolis concluídos a 1º de janeiro de 1929, volta a Itajaí indo trabalhar como contínuo na agência filial da Fábrica de Tecido Carlos Renaux S/A – Secção de Navegação e Despacho, então dirigido pelo seu irmão, Adriano Bauer. Em 1933, pelo falecimento de seu irmão, assumiu a gerência da filial, convidado pelos diretores das Empresas Renaux.
Neste mesmo ano casou-se com Elvira Graucher. Desse casamento nasceram dois filhos: Paulo Bauer Filho e Ana Helena Bauer.
A convite do então prefeito municipal de Itajaí, Abdon Fóes, em 1945 ingressa na vida política, inscrevendo-se no Partido Social Democrático, pelo qual, em 1947, eleger-se- ia vereador o mais votado. Na Câmara Municipal teve destacada atuação, tendo sido eleito três vezes seu presidente; e, no exercício deste cargo, substituiu o Prefeito Municipal Arno Bauer por trinta dias.
Desta forma, tão destacada atuação o levaria a condição de candidato natural de seu partido a Prefeitura Municipal. Eleito, assumiu o governo do Município a 31.01.1951 para um período de cinco anos. Sua administração foi marcante no setor de obras e urbanismo. Em sua gestão sofreu quatro enchentes, e mesmo assim entregou a Prefeitura a seu sucessor com saldo positivo. Neste período destacam-se as seguintes realizações: Aeroporto Salgado Filho (depois transferido para o município de Navegantes); Estação Rodoviária (Centro Municipal de Abastecimento); Núcleo das Casas Populares (Rua Jorge Mattos); pavimentação das principais ruas públicas urbanas. Inauguração da Matriz em seu último ano de governo, a praça Ireneu Bornhausen; a inauguração da Estrada de Ferro de Itajaí – Rio do Sul ( com a presença do Ilmo Sr. Presidente da República João Café Filho); o Herbário Barbosa Rodrigues; a Sociedade Guarani; Construção da Praça e Jardim Marco Gustavo Heuse, em Cabeçudas e o Jardim e Praça Barão de Rio Branco no final da Sete de Setembro. Durante seu mandato em razão do ótimo relacionamento que manteve com o então Governador Ireneu Bornhause, apesar da discordância partidárias, conseguiu a Estação de Tratamento e a Rede de Abastecimento d’água bem como o Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
Itajaiense sempre preocupado com os destinos de sua terra e com o bem estar de seus conterrâneos Paulo Bauer desenvolveu intensas atividades comunitárias como:
• Presidente do Diretório Municipal de PDS;
• Fundador do Parque Dom Bosco;
• Presidente do SESI, núcleo Itajaí;
• Presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA);
• Fundador do Ginásio Itajaí;
• Conselheiro Estadual do PLAMEG- nos governos Celso Ramos e Ivo Silveira.
Na educação teve grande atuação, pois em seu governo aumentou em trinta e dois o numero de escolas. Desta forma, em 1970 com as junções das Escolas Reunidas “Irmã Celestina” e “Ernestina Chapot de Camargo”, sua figura foi homenageada, dando nome ao “Grupo Escolar Paulo Bauer”, hoje “Escola de Educação Básica Paulo Bauer”.
Esta ilustre pessoa faleceu no dia 26 de março de 2002 deixando com seus atos grande lição de vida lembrada sempre nesta Escola.